sábado, 27 de agosto de 2011

Bem Brasileiro...

UM GOSTO BEM BRASILEIRO

O Brasil, pelo seu tamanho e diversidades de origens culturais, torna-se um celeiro de idéias gastronômicas, não temos uma culinária brasileira, tudo bem, mas reinventamos uma, pegamos as raízes da cozinha portuguesa, juntamos o conceito da cozinha africana e adaptamos uma mescla com a cozinha de nossos nativos, ou seja, arroz, feijão, lingüiça e farinha de mandioca, essa seria a comida típica da maioria dos brasileiros, a comida do dia a dia, e nem adianta ninguém fala mal desse prato, todos mesmo com dietas atravessadas ficam de água na boca com essa mistura.
Pensando nisso, resolvi postar uma receita que também deixa muitos com cara de fome, e apesar da origem ser nordestina, encontra-se versões nos estados do sul, centro oeste, litoral, enfim cada um tem seu recheio especial.
Moranga recheada, tão barata, tão versátil, tão bonita, tão fácil de fazer.
Resolvi usar o mais tradicional, carne de sol.
Primeiramente escolhi mini morangas, são perfeitas para um prato individual, coloquei-as para cozinhar em muita água, inteiras, ate que amolecessem para que eu pudesse fazer uma cavidade em seu interior.
Reservei as mini morangas e comecei um refogado com óleo vegetal e manteiga, cebola picada e alho, a carne de sol foi dessalgada e demolhada de véspera, e juntei-a ao refogado, coloquei tomates picados e água para que formasse um molho, deixei cozinhar um pouco e acrescentei muita erva fresca, como salsa, cebolinha, coentro e manjericão.
Engrossei um pouco com farinha  de trigo para que ficasse cremoso.
Peguei as mini morangas já cozidas e escavadas, passei em seu interior uma boa quantidade de requeijão cremoso, não muito mole, o de bisnaga , mais durinho, e enchi com o recheio de carne seca, pincelei azeite no exterior das mini morangas e levei ao forno ate ela ficar linda.

Você pode mudar o recheio, use frango, camarão, peixe, carne moída, lombo de porco, enfim o que você mais gostar, já fiz ate uma versão vegetariana com arroz e castanhas do para, ficou bem legal também.
Curta essa brasilidade.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

DESEJO DE TORTA...

Desejo torta

Hoje como todos os dias nessa fase sem lucros, almoço na casa de minha mãe, quando me despedi ela me perguntou se eu queria levar o frango assado que sobrou do almoço de ontem, imediatamente lembrei-me que, como bom excêntrico que sou, a única coisa que eu tinha na minha geladeira era uma bandeja de cogumelos frescos (claro, ou vocês acham mesmo que teria arroz, feijão, ou qualquer coisa da cesta básica).
Já havia feito minha escolha, estava com desejo de comer uma torta bem rústica, cremosa e saborosa, e aquele frango assado seria a solução casando muito bem com meus cogumelos.
Fiz uma massa básica de torta, teria que ter farinha de trigo branca, uma gordura gelada, que normalmente se usa manteiga, porem fui mais longe ao sabor e usei banha de porco, sei que para os mais puristas isso seria sacrilégio hoje em dia, mas não tenho preconceito na cozinha.
Para a consciência não ficar muito pesada resolvi usar linhaça na massa.

Misturei tudo dei o ponto e coloquei na geladeira enquanto partia pro recheio.
Desfiei o tal frango, e não poupei a pele crocante, piquei-a em pedacinhos, o que acrescentou um sabor defumado, reservei.
Comecei refogando a cebola,  alho, tomates em cubos e uma pimenta vermelha fresca sem sementes, juntei meus cogumelos fatiados, e o tal frango, bati um caldo de galinha com uma lata de cerveja, e juntei ao refogado, você poderia usar só caldo mesmo, mas a cerveja iria me dar um sabor mais rústico.







Deixei chegar no ponto, ou seja deixei secar um pouco do liquido, acrescentei coentro e hortelã picado, e 2 colheres de farinha para dar uma liga, e deixei esfriar para rechear a torta.






Abri a massa em duas partes, forrei uma assadeira de fundo removível, coloquei metade do recheio, fiz uma camada de mussarela picada, e finalizei com o restante do recheio.
Depois fiz quatro furos estratégicos para que minha torta não rachasse e pincelei gema de ovo misturada com um pouco de café forte sem açúcar.
Levei ao forno moderado, por 40 minutos ou ate achar que estava dourada o suficiente, e meu desejo foi satisfeito, estava maravilhosa, e eu 





feliz e orgulhoso com meu feito.

Para completar um aperitivo...

Para completar um aperitivo

Caracóis relish


Tive essa idéia para colocar em um coquetel, simples, barata e muito saborosa, e a passo para todos, claro que se pode mudar completamente o recheio, ate deixá-lo mais caro, porem gosto desses relish de pepinos, agridoce, picante e refrescante ao mesmo tempo.
Primeiro vamos ao recheio, lave e passe pelo fatiador bem fino uma porção de pepino japonês, o mais fininho, em uma panela coloque água, vinagre e açúcar, deixe ferver um pouco e acrescente uma pimenta vermelha fresca sem as sementes, pimentas da Jamaica, um pedacinho de gengibre e sal.
Junte a esse caldo, as fatias de pepino e uma cebola fatiada, ele cozinha muito rápido então, deixe por dois minutos e desligue o fogo, experimente e conserte o sal de acordo com seu paladar.
Deixe esfriar.
Agora pegue um pão de forma branco, cortado horizontalmente, arrume cada fatia de pão sobre um pedaço de filme plástico e passe o rolo de massas ate que fique bem fina.
Espalhe sobre a fatia de pão uma camada de maionese básica e sobre ela coloque uma camada do relish de pepinos.
Enrole como um rocambole fechando o filme nas pontas como uma bala.











Se quiser pode deixar na geladeira uns minutos, depois corte com uma faca bem afiada os caracóis ainda no plástico e arrume-os num prato de servir.


IDEIA BRULLEE


Idéia brüllee


Uma sobremesa que agrada muita gente seria esse famoso CREME BRULLEE, com textura suave e delicada contrastando com a crocante casquinha de açúcar queimado, essa receita francesa, dizem vem das mãos de um dos primeiros mestres da gastronomia, August Scoiffier.
Como sempre, gosto de reinventar sobre a receita original, aonde vão simplesmente creme de leite, gemas, açúcar e baunilha eu acrescentei um sabor bem conhecido nosso.
CREME BRULLE COM GELEIA DE ACEROLA E DAMASCOS
Primeiramente faça o creme, coloque em uma panela no fogo, um litro de leite, um pote de creme de leite fresco, uma fava de baunilha e suas sementes raspadas, se usarem as favas, essas devem ser retiradas assim que levantar fervura coloque açúcar e deixe ferver.
Em um bowl, peneire seis gemas de ovos, misture um pouco do leite e bata bem, cuidado para que as gemas não cozinhem, pode talhar o creme, vá adicionando mais leite aos poucos e depois de 
homogeneizado reserve.


Para a geléia, usei meio quilo de acerolas sem as sementes, duzentos gramas de damascos secos picados e cozinhei em quatrocentos gramas de açúcar, deixe que tudo se transforme e esfrie.



Monte potinhos refratários com a geléia ao fundo e cubra com o creme de leite e gemas, leve ao forno médio ate que dourem um pouco e peguem consistência.








Depois de retirado do forno e esfriado, se quiser leve para a geladeira, na hora de servir, cubra com açúcar cada potinho e queime com o maçarico, se não tiver esse acessório, esquente uma colher na chama do fogão e com cuidado aperte a parte convexa sobre o açúcar do creme, que o resultado pode ser o mesmo.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Lado Ovo da Linhaça

O LADO OVO DA LINHAÇA

Quando comecei a trabalhar com substituições de alguns alimentos, fiquei impressionado com o resultado que obtive testando essa semente tão poderosa.
Uma amiga nutricionista me fez enxergar a função, que para mim seria a melhor dentro  destas descobertas, a linhaça pode substituir o ovo em qualquer receita que  precisar.



Cada colher de sopa deixada de molho por 20 minutinhos vai liberar uma viscosidade muito parecida em textura com a clara do ovo, daí, passe por um liquidificador e coloque no lugar dos ovos de sua receita.
Usei essa técnica para fazer bolos, pães, crepes, bolachinhas, os crepes fazem sucesso e por isso postei uma foto, onde a massa de panqueca básica, foram  substituídos os ovos pela linhaça demolhada e processada.

Agora passo a todos um texto de pesquisa sobre a funcionalidade desse alimento.

Os benefícios da Semente de Linhaça  
É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. 

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.

Os investigadores do INSTITUTO CIENTÍFICO PARA ESTADO DA LINHAÇA DO CANADÁ e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.

Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis. Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:

-- Rejuvenescedor
-- Baixa de peso
-- Auxilia no combate a anemia
-- Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
-- Auxiliar no combate à acne.
-- Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
-- Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
-- Auxiliar no controle Diabete - da glicemia
O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. 
Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.
-- Vitalidade Física
-- Sistema Digestivo
-- Sistema Nervoso
-- Doenças Inflamatórias
--Retenção de Líquidos
-- Sistema Imunológico
-- Sistema Cardiovascular
-- Funcionamento Intestinal
-- Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa
-- Para combater a agressividade e a obesidade
-- Condições da Pele e do Cabelo

Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:

Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 7,8 mg

Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. 

A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a em refrigerador, e deixe fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor. 
As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.

Vitalidade Física: 
Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia.
A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.

Baixa de Peso:
A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida . 
Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais pelas tardes.

Combate ao Cancer:
de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é ; a LIGNINA.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais.Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.

Condições da Pele e do Cabelo:
 Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta-se mais suave . É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como: psoríase e eczema .
Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda do cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc.
É excelente para a calvície . Essa é uma boa notícia para quem sofre de fixar e NUTRIR teu cabelo. Não use vaselinas que danificam teu coro cabeludo e teu cabelo.

Sistema Digestivo:

Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal.
Lubrifica e regenera a flora intestinal . 
Expulsão de gases gástricos .É um laxante por excelência.
Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.

Sistema Nervoso: 
É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. 
Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhoras funções mentais dos anciãos , melhora os problemas de conduta
(esquizofrenia). 
A linhaça é uma dose de energia para teu cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais eurotransmissores
(reanimações naturais) .

Doenças Inflamatórias:
O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo. 
Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como: gastrite, hepatite , artrite, colite, amidalite, meningite , etc.

Retenção de Líquidos:
O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à
inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.

Sistema Imunológico:
A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS.
A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.

Sistema Cardiovascular:

 É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária alta pressão arterial , arritmia cardíaca , incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. 
É excelente para regular o colesterol ruim . 
O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares.
Uma das características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia.
O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.
Uma outra forma de conseguir os benefícios da linhaça é consumir o óleo de linhaça, que é extraído da semente inteira, usando métodos de extração desenvolvidos especialmente para este fim (a frio). O produto obtido é engarrafado (para ser usado em saladas ou pratos frios) ou colocado em cápsulas gelatinosas, sendo utilizado como suplementação de ômega-3.

Funcionamento Intestinal:
Para a melhora do funcionamento intestinal: de uma noite para o dia, coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe "descansar" por 12 horas, tome somente a água em jejum pela manhã.
Para evitar o desperdício as sementes podem ser adicionadas sobre saladas, iogurtes vitaminas...

Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa:
Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa.... Consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça preferencialmente triturada (como uma farofinha) sobre os alimentos. Evite que as sementes passem por processos térmicos de aquecimento para que sua gordura boa não oxide.

Para combater a agressividade e a obesidade:
duas colheres de sopa de linhaça trituradas no liquidificador. Coloca-se água ou suco para adoçar. Todos os dias; tomados em intervalos durante o dia na média de 4x ao dia; essas duas colheres.  
1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas (moa uma xícara no liquidificador e guarde o restante no freezer) - 3 colheres de sopa de água 
Modo de preparo:
Misture a farinha e a água em uma tigela pequena. Deixe descansar por 1 a 2 minutos. (Torna-se muito espessa se ficar mais tempo). Em algumas receitas abundantes em líquidos, as sementes de linhaça moídas podem ser adicionadas diretamente aos ingredientes secos.

Modo de Usar na maioria dos casos: 

Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com a aveia, ou iogurte no café da manhã ou no almoço. Podem tomar pessoas de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos). Inclusive mulheres grávidas.


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

FISH AND CHIPS

FISH AND CHIPS
INTERPRETANDO UM PRATO INGLËS.

Tenho tentado reinventar antigas receitas, não por não gostar das originais, mas, cada novidade me deixa mais feliz na construção de um prato original.
Um amigo de Londres me pediu para que falasse um pouco da cozinha inglesa, confesso que a simplicidade e rusticidade de tudo que encontrei nesse estudo, me atraíram, e cheguei a rever alguns conceitos sobre o tema.
Rústica e forte, e estou falando da culinária originalmente  consumida pelos ingleses e não das influencias atuais de tantas cozinhas do mundo todo nesse pais.
Escolhi um prato que me pareceu bem com o paladar de brasileiros, FISH AND CHIPS, porem, eu vou passá-lo da minha maneira, um pouco mais saudável e vistoso na apresentação.
Peixe empanado com batatas
Escolha um file de peixe da sua preferência e bolso, tempere com suco de limão, azeite, sal e pimenta, pegue um pão qualquer amanhecido e triture ate virar uma farinha misture gergelim branco, e gergelim preto tempere com um 
pouco de sal e reserve.


Empane os files de peixe nessa mistura e coloque para assar em forno médio, ate que ao toque esteja firme e cozido.
Para as batatas, lave-as bem e corte em cubinhos com a casca, tempere com sal, pimenta, azeite, e vinagre balsâmico, se gostar pode colocar uma pitada de orégano, 
coloque para assar junto com o peixe.

Sirva com salada verde.
Posso garantir, vai ficar um prato leve, saudável e originalmente influenciado pelos ingleses.

Interpretando a comida mexicana...

Comida mexicana

Colorida, divertida, forte, intensa, são características dessa, que podemos considerar uma das culinárias mais apreciadas por nós brasileiros.
O Chile com carne, o guacamole, as tortilhas, e alguns pratos famosos fazem parte do variado cardápio desta cultura que junta, Maias e Astecas, com uma forte influência espanhola.
Dentro desta diversificada gama de misturas, alguns ingredientes são base para se perceber a originalidade dos sabores, uma delas é o picante e provocante sabor das pimentas, tão variadas em formatos, texturas e cores, quanto em sua intensidade em arder, poucos de nós tem coragem de conhecer esse limite por simples aventura.
Outro ingrediente muito explorado pela cozinha mexicana é o milho, usado em diversos tipos de cocção, e elaborado de forma simples, esse junto com os feijões faz parte do dia a dia do povo mexicano.
Uma receita simples e divertida, originalmente pelas minhas mãos, é o Chile de carne de porco com feijão branco, cozinhe o feijão branco sem deixar que amoleça demais, escorra a água do cozimento, em outra panela, refogue  cubinhos de lombo suíno ate que dourem, acrescente cebolas, alho, pimenta vermelha fresca, pimentões vermelhos cortados em cubinhos, sal e coentro fresco picado grosseiramente, quando tudo estiver bem ao seu gosto, misture catchup, mostarda e tomates picados frescos, deixe levantar fervura por 3 minutos e misture o feijão já cozido, conserte o sal, e se quiser coloque alguns cubos de mussarela ou queijo branco, sirva com uma salada verde simples e arroz branco se achar necessário, tenho certeza de que seu jantar mexicano original será um sucesso!
Chef Djalma Araujo.




segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Aluga-se

Aluga-se

Horas de trabalho de um Chef de cozinha, talentoso e criativo.
Se você quiser um almoço especial, eu faço para você e seus convidados, você escolhe os ingredientes que tem em casa, convida ou não quem tiver afim e eu, cobrarei uma diária de R$150,00, nada mais, ah, mas eu não lavo a louça falou!
Para interessados o contato

ah esqueci, de 2ª  a 6ª
no sábado a diária será mais cara.

a formula dos bolos

A formula dos bolos



Fazer bolo, todo mundo que conheço tem uma receita, porem quando vou ensinar a fazer, procuro seguir uma formula básica.
Bolo tem que ter uma seqüencia, primeiro sempre fazemos o creme  de estrutura, utilizando o elemento de liga que são as gemas, o elemento energético que seria o açúcar, e o elemento antienvelhecimento, que seria a gordura, no qual você pode utilizar a manteiga (mais comum) ou qualquer outro óleo vegetal.
Esse creme inicial deve ser batido ate dobrar de volume e ficar mais claro.
Não se esqueça, as claras não serão descartadas, devem ser batidas e reservadas para a etapa final, faça as claras primeiro para não ter que lavar a tigela da batedeira.
Depois disso, será o momento de saborizar o bolo, ai você pode fazer bolo do que quiser, e sempre misture esse sabor escolhido com um liquido, por exemplo, chocolate uso leite, bolo de laranja uso o próprio suco e assim com todas as frutas.
No momento seguinte será a vez de dar estrutura ao bolo, utilizando-se uma farinha, pode ser trigo, fubá, mandioca, tapioca, enfim....crie sua idéia.
Na próxima etapa você terá que ser rápido, e juntar o fermento químico e as claras em neve, e antes que comece a formar bolhas, coloque para assar em forma untada e enfarinhada, num forno pré-aquecido.
E não abra o forno, ate que o bolo esteja selado se não, ele não crescera.

Vou dar uma idéia de bolo de Mexerica.
Você só precisa cozinhar umas mexeriquinhas de casca fina, aquelas bem miudinhas, numa calda de açúcar e água, devem estar cozidas quando macias.

Espere esfriar e abra-as para retirar as sementes, processe com a calda, num processador ou liquidificador mesmo.
Junte essa geléia de mexerica ao creme de gemas, e acrescente a farinha, o fermento e as claras, esse sempre foi meu bolo preferido, depois de assado, regue com suco de mexerica adoçado, você vai adorar o sabor cítrico desta mistura.

domingo, 21 de agosto de 2011

Mousse de chocolate sem preconceito


IDEIAS SOBREMESAS


Pois não seriam a tentação todos os doces, chocolates e cremes, postos bem na sua frente, logo após ter saboreado um almoço ou um jantar, não tem jeito, ninguém resiste.
E alguns passam momentos de verdadeira tortura e sofrimento por não poderem saciar-se, devido a vários problemas, dietas de emagrecimento, diabetes e vários outros motivos.
Pensando sobre isso achei que umas experiências na cozinha seriam fundamentais, pois tudo com adoçantes, principalmente os artificiais, nunca me agradaram.
Tinha um problema, como substituir gorduras e principalmente o açúcar, para criar algo saudável e saboroso, bem, primeiro lembrei-me da sobremesa mais comum na mesa da maioria, mousse de chocolate, e considerei a receita original, creme de leite, gemas, claras, chocolate e muito açúcar, pensei na textura, pensei no sabor, imediatamente me lembrei de uma seqüência de gorduras para eliminar o creme de leite e depois de alguns testes, cheguei ao abacate, gorduroso porem saudável, consegui a textura.
O sabor teria que ser mousse de chocolate , mas não gostaria de usar achocolatados, nem chocolate comum, cheguei no cacau em pó, que me oferece um resultado amargo,( a cor e a textura estavam certas), usei mel para adoçar, e umas gotinhas de baunilha para dar um toque a mais, processei tudo em liquidificador e minha sobremesa extrapolou, muito saudável e com um sabor ainda melhor do que a mousse tradicional.
Descobri que o abacate pode ser base para vários mousses seria importante só mudar o sabor, já fiz de maracujá, de kiwi, de goiaba, enfim misture  e invente, em alguns casos servi com geléia de frutas, em outros, usei o creme de cacau para cobrir bolos de festa, ficou demais.
Essa mistura usando o abacate de base você pode comer sem preconceitos e muito menos culpa.




SALADAS SÃO MISTURAS

Saladas


Nosso conceito de salada virou gíria e substantivo, saladas são misturas, de folhas, hortaliças, legumes, grãos, sementes, frutas e ate mesmo peixes, frutos do mar, frango, carnes vermelhas, embutidos, não importa o que misture, sempre serão saladas.
E o que mais importa nessa historia, são os molhos, os temperos, são eles que diferenciarão umas das outras.
Todo molho frio, deve conter um elemento acido, pode ser, vinagre, limão, laranja, aceto balsâmico, ou o suco de outras frutas, maracujá, abacaxi, mexerica, enfim....infinitas  combinações.



O azeite também pode ser fundamental, porem você pode substituí-lo por um óleo vegetal, por exemplo, óleo de gergelim, que lhe Dara um toque oriental, azeite de abacate, novo no mercado, óleo de coco, e se quiser abusar use manteiga derretida ou gordura animal, tipo bacon, você esta percebendo como são infindáveis as possibilidades alem do óleo de canola, girassol, amendoim...
A idéia seria criar suas misturas.
Lembre-se sempre que fizer molho frio, use um toque de doce, para equilibrar a acidez, pode ser açúcar, mel, adoçante ate melado de cana.
E ai, de o seu toque de sal e pimenta, prefiro usar as pimentas frescas.
Vou passar lhes dois tipos de saladas uma bem simples e saudável e outra com inspiração indiana servida morna.
Na primeira não tem segredo algum, lave folhas diversas de preferência orgânicas, alfaces de vários tipos, almeirão, radicchio, rúcula, agrião, algumas hortaliças como, rabanetes, pepinos, nabo, alguns legumes, como cenoura crua, abobrinha crua e o que achar legal, só tome cuidado com beterrabas, podem manchar todo seu prato.
Para essa mistura, escolhi o molho mais básico mas para mim o que todos gostam muito, e o fazem para sua rotina alimentar mais comumente, suco de limão rosa, azeite, cebolinha verde picada, sal,  uma colheria de açúcar, se achar muito forte, coloque um pouco de água, e ai mexa bem para que tudo se uniformize, esta pronto para que devore muito verde.
A tal salada indiana, faço em frigideira no  fogão, coloco azeite e cebolas em cubos pra refogar, uma pitada de curry, canela em pó, cominho, e pimenta vermelha fresca picadinha, junto a isso tudo, bananas picadas, coco ralado, alface americano rasgada e por ultimo coentro fresco picado.
Coloque sal e acerte a acidez com uma pitada de açúcar.
Sirva morna sobre um pão shapati ou torrada mesmo.
Lembre-se sempre de tratar o paladar como uma questão cultural e saboreie a mistura que quiser, sem preconceitos.