terça-feira, 16 de agosto de 2011

SABORES EXOTICOS


Sabores exóticos

Quando penso em diversidades nas cozinhas do mundo, lembro que paladar é uma questão cultural, e que enquanto nós brasileiros, estranhamos uma mistura de sabores do oriente, por exemplo, os mesmos orientais ficam espantados com nossas misturas do dia a dia.

Num mercado onde se podem encontrar variedades de temperos, especiarias e outros ingredientes exóticos, um chef de cozinha como eu, apaixonado pelo fogão, entra em verdadeiro estado de êxtase, se houver possibilidade de executar uma idéia, construir uma receita, então, é realmente uma realização.

Sempre parto do princípio que tudo sendo digerível pode ser misturado, que me perdoem os nutricionistas, mas misturas de sabores pra mim é como misturas de cores em uma tela branca, criar uma receita, é como pintar um quadro, e é claro também que nem sempre conseguimos agradar a todos, nossas línguas são como nossas digitais, cada uma com seu próprio numero de papilas gustativas, portanto cada qual com seu paladar e preferências.

Não existe profissional na área da alimentação, que nunca fique ao menos curioso com ingredientes exóticos, mas por vezes, pelo menos em nosso país, alguns ingredientes estão tão perto, tão disponíveis e mesmo assim, talvez por falta de conhecimento, deixem de descobri-los, deixem de utilizá-los em receitas triviais em nossa rotina alimentar.

Algumas de nossas ervas, por exemplo, como alecrim, o coentro, o manjericão, e muitas outras viraram artigos das festas de final de ano, qualquer arroz branco seria inevitavelmente transformado com a utilização de qualquer dessas ervas, podendo-se mudar o cardápio todos os dias da semana.

Uma carne que não deveria ser rotulada como exótica é a do pato, preferências á parte, digo que deveríamos ter uma maior produção para uma ave tão saborosa, e infelizmente cara para a maioria dos bolsos dos brasileiros, tenho certeza que se fosse diferente todos comeriam melhor.

Fica então uma dica para usufruirmos de tantos alimentos ótimos e surpreendentes, sejamos mais curiosos, mais atrevidos em nossas misturas, vamos buscar mais conhecimentos sobre tudo que nossa cozinha nos oferece e façamos ousadas descobertas, porque a cultura alimentar deve ser sempre uma busca por novos horizontes, para que não sejamos escravos da mesmice, e que me perdoem os mais tradicionalistas, arroz e feijão é muito bom, mas de roupa nova sempre fica melhor.



Djalma Araujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário