segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Nirá hana nirá


De aroma sutil, envolto em detalhes orientais, o nirá também conhecida como cebolinha japonesa, é uma erva muito usada em vários pratos da cozinha orgânica e saudável, por ser uma planta forte, de fácil plantio e de poucos cuidados.

A certeza de que muitos ainda não conhecem esse sabor peculiar é de que, somente há pouco tempo essa erva chega aos mercados e lojas especializadas.

Da família do alho (Allium tuberosum), lembra de leve esse nosso bem conhecido tempero, e tem uma inusitada surpresa quando se abrem brotos e flores, ela muda de nome e passa a ser Hana Nirá, seu caule é mais firme e oco, e colhem se as flores antes que se abram, a beleza e a delicadeza dessa imagem levam a maioria dos grandes chefs a usarem em suas decorações.

Dentro de um conceito fusion food, podemos misturar com ingredientes bem tradicionais de nossa cozinha brasileira, substituindo a nossa não menos valorizada cebolinha, porém seguindo na ousadia proponho uma receita criativa:

Filé de abrótea com sautèe de hana nirá, missô e shoyo.

Compre um maço de nirá orgânico (as folhinhas achatadas) e outro de Hana nirá (as flores fechadas com caule de 10 cm), higienize com água e vinagre, seque em papel absorvente, reserve.

Tempere quatro filés de abrótea com sal, pimenta vermelha orgânica picadinha e suco de limão rosa orgânico.

Em uma frigideira grande, coloque fios de azeite de oliva e algumas gotas de óleo de gergelim, quando estiver bem quente, coloque as folhas (nirá) cortadas em duas partes sem a parte branca, e as flores com os caules cortados em quatro, deixe amolecer e junte um pouquinho de gengibre orgânico fresco fatiados bem fininho, o missô e o shoyo, cuidado, esse último pode deixar muito salgado.

Reserve o refogado de nirá e coloque os filés pra chapear na mesma frigideira, quando estiver cozido, coloque em um prato com o refogado de hana nirá por cima, você terá  para sempre uma recordação desse surpreendente paladar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário